Quem participa das celebrações semanais no Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre, percebe as mudanças aplicadas pelo novo pároco e reitor, padre Heitor de Menezes. Desde a quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, nosso Santuário tem novos horários de missa, de segunda a sexta, às 17h30 e às 19h30.

Padre Heitor de Menezes, em reunião extraordinária com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) na última semana de janeiro, decidiu resgatar as celebrações das 17h30 e 19h30, bem como aumentar o número de celebrações de batizados na Paróquia e ampliação de horários de casamentos.

“Percebi que a comunidade paroquial do Santuário estava necessitada de horários mais convenientes para celebrações de missas, casamentos e batizados. Somos uma Paróquia central, completamente urbana, sem contar que carregamos o título de Santuário, Casa de Deus e de Maria,  o que nos dá o direito e o dever  de assistir a todos os peregrinos que chegam em busca de um alento na casa da Mãe Maria. O povo de Deus peregrino precisa de uma atenção especial”, disse padre Heitor.

A abertura do período quaresmal, na missa de Cinzas, marcou os novos horários semanais de missa no Santuário: 6h30; 17h30 e 19h30.

“Escolhemos a quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma,  para o resgate dos antigos horários, pois nesta época a participação de fiéis nas missas aumenta significativamente”, comentou padre Heitor à equipe da Pastoral da Comunicação do Santuário.

Outra novidade apresentada pela reitoria do Santuário, que será aplicada durante a quaresma, é a Via Sacra. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h, na Matriz, haverá a realização da Via Crucis de Jesus. Às segundas-feiras, a responsabilidade será dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Às quartas, as comunidades paroquiais serão as organizadoras, enquanto às sextas-feiras, as pastorais e movimentos  se dividem para prepar esse momento celebrativo.

A reitoria do Santuário também resgatará uma tradição do período quaresmal, que há décadas não é realizada em Pouso Alegre: o Setenário das Dores, uma celebração paralitúrgica que quer motivar melhor os fiéis para a celebração do Tríduo Pascal. É fortemente baseada na Palavra de Deus, contida na Bíblia. Esta será aplicada na última semana da quaresma, durante os dias 24 a 30 de março, às 18h30, na Matriz, onde será seguido o relato bíblico de Maria, mãe de Jesus, que sofreu silenciosa durante sete ocasiões da vida de seu Filho. Esse sofrimento é relembrado durante o Setenário das Dores que reflete as sete dores de Maria: 1) Profecia de Simeão na apresentação do menino Jesus no templo; 2) Fuga para o Egito; 3) Perda do menino Jesus em Jerusalém; 4) Encontro com Jesus no Calvário; 5) Maria aos pés da cruz; 6) Descida do corpo de Jesus da cruz; 7) Sepultamento de Jesus.

Haverá também Via Sacra nas ruas das comunidades sempre às terças e quintas-feiras. Também será realizada a Missa da Fraternidade nos postos de saúde dos bairros Colina de Santa Bárbara e Jardim Iara, bem como no dia 14, às 15h30 na enfermaria do Quartel do Exército.

Sexta da Benção do Santuário
Começou na sexta-feira, 25 de fevereiro, às 19h30, no Santuário, a Missa da Unção, inaugurando a “Sexta da Benção no Santuário”. Todas as sextas-feiras os fiéis terão mais um momento de fé e devoção com tal celebração. Esta Missa será mais alongada, com mais cânticos, a imposição de mãos, bênção de objetos, louvor, adoração e procissão do Santíssimo Sacramento.

“Toda missa é um momento de cura e libertação para os fiéis, mas a Sexta da Unção servirá para que os peregrinos desse Santuário possam aprofundar um pouco mais o mistério da Eucaristia, quando proporcionamos uma celebração moldada em cânticos, com um tempo maior, bem como a utilização de sacramentais para fortificar e animar a fé de todos os fiéis, filhos do Coração de Maria. Porém, é bom que fique claro que em toda Missa o Senhor pode dignar-se a curar alguém segundo a sua vontade e misericórdia”, comentou padre Heitor.

Outras mudanças serão aplicadas a partir do segundo semestre, como a criação de novos horários para casamentos no Santuário: sábados, às 17h30, 18h30, 19h30 e às 20h30. As sextas também serão realizados matrimônios na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, às 20h. Com a criação destes novos horários, a partir de agosto de 2012, haverá missa de preceito, no Santuário, às 16h. A missa das 17h30, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, será transferida para as 19h, seguida do grupo de oração.

Lucas Silveira – Pascom Santuário

You can be the first one to leave a comment.