Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Conceição dos Ouros - por Pe. Andrey Nicioli

Criação: 1865

Abrangência: Conceição dos Ouros e parte de Cachoeira de Minas

Pároco: Padre Reinaldo dos Santos

Vigário Paroquial: Padre Dimas Eugênio

Avenida Barão do Rio Branco, 68

37548-000 - Conceição dos Ouros - MG

paroquiaconc.ouros@gmail.com

Um dos paroquiatos masi fecundos de Conceição dos Ouros foi o do padre Geraldo Rodrigues Resende. Empossado em fevereiro de 1977, manteve-se à frente da paróquia até falecer, em dezembro de 1996. A profunda devoção do sacerdote pela padroeira local, Nossa Senhora da Conceição, o impeliu a criar a oração do santo terço, que até hoje acontece durante todo o mês de outubro. Operoso, padre Geraldo constuiu a Sede Social São José, capelas em três bairros, o ossário do cemitério e necrotério da Santa Casa. Fez também reformas na Igreja Matriz e Salão Paroquial.

Na maior parte do tempo em que foi pároco de Ouros, padre Geraldo contou com o valoroso auxílio do sacristão Jorge Mendes de Carvalho (Jorge Miano). O leigo começou a colaborar com os trablhos da parróquia quando ainda residia na zona rural, deslocando-se até a cidade a cavalo. Possuidor de rara  humildade, rezava o terço todos os dias na Matriz com um grupo de fiéis e, na ausência do sacerdote, conduzia a celebração da esperança.

Entre os movimentos da paróquia, destaca-se a Socidade São Vicente de Paulo, criada em Ouros no ano de 1952. Os vicentinos tiveram papel fundamental na constução do atual prédio do asilo do município, em funcionamento desde 1990.

Publicado no dia 22/03/2017