Paróquia Nossa Senhora da Consolação - Consolação - por Pe. Andrey Nicioli

Praça da Matriz, 43

37670-000 - Consolação - MG

(35) 3656-1247/ 9.9807-9784

Embora a Paróquia Nossa Senhora da Consolação existe como tal desde 1857, o município em que está localizada só conquistou sua emancipação em relação à Paraisópolis mais de um século depois, em m1963. O ato do então governador José de Magalhães Pinto foi um prenúncio de tempos auspiciosos para Consolação. No ano seguinte, frades capuchinhos de São Paulo realizaram missões na pacata localidade sul-mineira, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Muitos fiéis ainda se lembram de uma encenação tealtral alusiva à aparição da Virgem Maria em Portugal, organizada pelos capuchinhos.

As Irmãs Escolares de Nossa Senhora também tiveram presença marcante em Consolação, a partir de 1984, assistindo as comunidades da paróquia em celebrações, catequeses e em outras atividades religiosas. O padre Sebastião Teixeira Beraldo, por sua vez, desenvolveu seu trabalho pastoral em concomitância com a defesa de causas sociais (promoção da saúde e combate à miséria, por exemplo).

Anos mais tarde, chegou à cidade o padre Geraldo Rodrigues Resende, reconhecido por sua dedicação ao catecismo e às escolas. Nas missões redentoristas de 1988, destacou-se o padre Fabrício Eurico Kea, que realizou confissões comunitárias nos bairros rurais.

Publicado no dia 22/03/2017