Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Cambuí - por Pe. Andrey Nicioli

Criação: 1850

Abrangência: parte do município de Cambuí

Pároco: Padre Leonardo Almeida Pereira

Vigário Paroquial: Padre Rafael Gouvêa Domingues

Praça Coronel Justiniano, 04

Caixa Postal 54

37600-000 - Cambuí - MG

nscarmo@micropic.com.br

www.16dejulho.com.br

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem se destacado nos últimos 50 anos por  promover e apoiar atividades filantrópicas em Cambuí, sem descuidar de sua missão evangelizadora. Em meados de 1960, surgiu na cidade o grupo de Assistência Social Cristo Total, composto por 40 jovens que distribuíam cestas báscias e faziam visitas aos necessitados. Mais tarde, a paróquia criou o "Mercadinho São Francisco", no qual famílias pobres adquiriam gêneros de primeira necessidade a preço de custo.

O Cônego Foch Morais Teixeira (pároco de 1968 a 1988) não apenas deu continuidade às obras sociais, mas foi também um dos artífices da Fundação Geritátrica Padre Antonio Paschoal, criada nos anos 70 para manter o asilo cambuiense. Cônego Foch estimulou a formação de diversos movimentos (Cursilhos de Cristandade, Encontro de Casais, Renovação Carismática Católica e grupos de jovens) e realizou ampla reforma na Igreja Matriz (1983 a 1985).

Durante os cinco anos de seu paroquiato, padre Narcizo Pires Franco criou a Pastoral Familiar e construiu o Centro Pastoral São Benedito. Já o Cônego Sebastião Camilo reformou a antiga Casa Paroquial e construiu o Centro de Atendimento Paroquial.

Publicado no dia 20/03/2017