ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Debate da CNBB com os presidenciáveis ocorre nesta quinta-feira (20) - por Pe. Andrey Nicioli


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, no dia 20 de setembro, às 21h30, o Debate de Aparecida, que reunirá candidatos à Presidência da República para as eleições 2018.

O projeto, que é organizado e transmitido pela Rede Aparecida de Comunicação, além de várias outras emissoras de inspiração católica, acontece na arena do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida,no Santuário Nacional. A rede diocesana de rádio (Rádio DifusoraHd e Rádio Paraisópolis) irá transmitir o debate. 

Segundo o presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, essa é uma oportunidade para os brasileiros discernirem, independente de partidarismo, quais as melhores propostas para o país. 

"Nós temos esperançaa de que esse debate contribua bastante nesse momento de especial importância para o Brasil. Naturalmente que a contribuição a ser oferecida através desse debate pressupõe que cada um de nós acompanhe atentamente, possa se interessar, refletir a respeito do que os candidatos vão apresentar. Sabemos que há questões que a própria Igreja tem colocado, que são motivos de preocupação. Essas questões estarão ali sendo contempladas. Estamos com a esperança de que possa trazer muitos frutos", revelou.

Formato

O debate da TV Aparecida terá cinco blocos. No primeiro, a mediadora fará a abertura, discorrendo sobre as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, vai citar os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro. Na sequência, o GC (Gerador de Caracteres) cita os nomes dos outros candidatos que não têm representação na Câmara dos Deputados e que, por isso, não participarão do debate. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos, que terão 2 minutos – será feita por um arcebispo, designado pela presidência da CNBB.

No segundo bloco será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. Será feito sorteio do candidato que irá perguntar e o outro que responderá. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em 2 minutos, réplica em 1 minuto e meio e tréplica em 1 minuto.

No terceiro bloco, as perguntas serão feitas pelos jornalistas presentes, que serão pré-agendados pela direção da Rede Aparecida de Comunicação. Os temas e as perguntas serão definidos previamente pela organização do debate. Será feito um sorteio na hora, para definir qual candidato irá responder, no tempo máximo de dois minutos.

No quarto bloco, será aberta nova possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. Haverá sorteio do candidato que irá perguntar e de outro para responder. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em 1 minuto e 30 segundos e tréplica em 1 minuto.

No quinto e último bloco, as perguntas, com tema livre, serão feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. Será sorteado na hora o candidato que irá responder. A pergunta será feita em até 30 segundos e as respostas em 2 minutos. Neste bloco também serão feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um terá 1 minuto.

Candidatos confirmados

Representantes de nove partidos políticos confirmaram a presença de seus candidatos no Debate de Aparecida. Os candidatos confirmados são:

• Alvaro Dias (Podemos),

• Cabo Daciolo (Patriota),

• Ciro Gomes (PDT),

 • Fernando Haddad (PT),

 • Guilherme Boulos (PSOL),

 • Henrique Meirelles (MDB),

• Marina Silva (Rede),

• Geraldo Alckmin (PSDB)

• Jair Bolsonaro (PSL)*.

De acordo com a legislação, é obrigatório o convite aos candidatos dos partidos que tiverem representação no Congresso Nacional.

* Devido ao atentado sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro na quinta-feira (06), o mesmo encontra-se hospitalizado e não poderá comparecer ao debate.*

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no dia 19/09/2018