Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Borda da Mata - por Pe. Andrey Nicioli

Criação: 1834

Abrangência: Borda da Mata

Pároco: Pe. José Setembrino de Melo (padre Bino)

Vigários Paroquiais: Pe. Andrey Cássio Nicioli Silva e Pe. Antônio Cláudio dos Santos

Praça Nossa Senhora do Carmo, 113

37564-000 - Borda da Mata - MG

basilicadocarmo@basilicadocarmo.org.br

A criação do Arcebispado de Pouso Alegre não foi o único acontecimento religioso festejado em 1962 na cidade de Borda da Mata. Em dezembro daquele ano, celebrou-se o jubileu de prata sacerdotal do Monsenhor Pedro Samuel Gonçalves Cintra, figura das mais proeminentes da história local. Monsenhor Cintra presidiu os destinos espirituais da paróquia por mais de 37 anos, renunciando às funções de pároco em fevereiro de 1985.

O Cônego Edson José Oriolo dos Santos (hoje Dom Edson, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte) também legou aos borda-matenses muitas realizações durante seu paroquiato, entre março de 1997 e fevereiro de 2017. Neste intervalo, foi inaugurada a Escola da Fé (1998) e lançado o Projeto Pastoral "Quem planta sorriso, colhe felicidade" (2003). O fato mais relevante, contudo, ocorreu em dezembro de 2005: a instalação da Sacrossanta Basílica da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. A decisão de conceder esse título honorífico à Igreja Matriz havia sido tomada no mês anterior pelo então recém-eleito papa Bento XVI.

Outros dois episódios de grande importância aconteceram em abril de 2003. Esse mês foi marcado pela criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Tocos do Moji (desmembrando-se, assim, de Borda da Mata) e pelo falecimento do Monsenhor Pedro Cintra.

Publicado no dia 20/03/2017