ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Animadores vocacionais do Leste 2 se reúnem em Assembleia Regional - por Pe. Andrey Nicioli


Nos dias 17 a 19 de novembro foi realizada na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), a 38ª Assembleia da Pastoral Vocacional-Serviço de Animação Vocacional, reunindo 70 animadores vocacionais das (arqui)dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo. Participou também o bispo da diocese de Luz e referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada do Regional Leste 2, dom José Aristeu Vieira. Pela Arquidiocese de Pouso Alegre participaram o reitor do Seminário Arquidiocesano, padre Ivan Paulo Moreira, os seminaristas Júlio e Rafael, Dalva Rangel e Regina. 

Neste ano o tema abordado foi “Discernimento Vocacional”, em sintonia com os preparativos para o Sínodo dos Bispos que acontecerá em Roma no mês de outubro de 2018. A assessoria ficou sob a responsabilidade do padre Paulo Sérgio Carrara, redentorista, que de forma muito abalizada trabalhou o documento preparatório do Sínodo: “A fé, os jovens e o discernimento vocacional”. No primeiro momento foi feita uma exposição do contexto atual em que os jovens se encontram frente à pós-modernidade, onde o primado do subjetivismo tem se colocado como parâmetro para a juventude, onde cada um faz a sua verdade e vive conforme quer. No segundo momento, o assessor a partir do documento preparatório, pontuou, diante do cenário complexo atual, as pistas para que a Pastoral Vocacional possa acompanhar os jovens no processo de discernimento.

Por fim, os animadores vocacionais, por meio de trabalho em grupos, fizeram o estudo de casos, buscando dar orientações seguras que auxiliem os vocacionados na escolha de suas opções. Ainda durante a assembleia, o coordenador da PV-SAV do Leste 2, padre Eliseu Gomes,  anunciou os preparativos para o III Ano Vocacional e 4º Congresso Vocacional do Brasil, ambos serão realizados em 2019. O tema do Congresso será "Vocação e Discernimento" e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4). A abertura do Ano Vocacional será no dia 02 de fevereiro de 2019, e o Congresso será em Aparecida (SP), nos dias 05 a 08 de setembro. 

 

Com informações CNBB Leste 2

 

 

Publicado no dia 21/11/2017