Membros da Arquidiocese assessoram Assembleia do Regional Leste 2 da CNBB - por Pe. Andrey Nicioli

O padre Vanildo de Paiva e Marlene Silva, membros da Arquidiocese de Pouso Alegre, estão assessorando o encontro a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro teve início na última terça-feira (14) e se encerra nesta quinta-feira (15), sendo realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Pela Arquidiocese de Pouso Alegre participam o Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., o coordenador de Pastoral, padre Mauro Ricardo de Freitas, o assessor da pastoral Bíblico-Catequética, padre Tiago Vilela, o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Fabiano Pereira, e um representante leigo, Dalva Rangel.

Com o tema Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários, o encontro reúne cerca de 180 participantes entre bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos(as), coordenadores de catequese, agentes e lideranças de pastorais, movimentos e organismos que atuam nas (arqui)dioceses do Leste 2.

A abertura da Assembleia teve a apresentação do relatório sobre atual configuração do setor catequético no Regional. A apresentação foi feita pela coordenadora da Catequese no Leste 2, Lucimara Trevizan. O relatório é fruto do trabalho da Comissão para a Animação Biblico-Catequetica e mostra a caminhada na catequese nas (arqui)dioceses e no Regional nos últimos dez anos. Após a apresentação, o participantes iniciaram as reflexões do tema central com a asssessoria do presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB Nacional, dom José Antônio Peruzzo. A partir da metodologia ver, iluminar e agir, dom Peruzzo apresentou o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários e falou dos desafios e perspectivas da Iniciação à Vida Cristã hoje.

Na manhã de quarta-feira (15), os participantes retomaram as reflexões. A palestra de abertura abordou a Inspiração Catecumenal na Vida Pastoral. A assessoria foi do padre Vanildo de Paiva. No mesmo dia, Marlene silva abordou o tema da Iniciação Cristã de Adultos. A programação do dia teve momentos de partilha de experiências de Projetos Diocesanos de Catequese da Arquidiocese de Mariana e Pouso Alegre e apresentação de pistas para estudos sobre elaboração de um projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã. A noite, os participantes se reuniram no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Imaculada Conceição para celebrar o Dia Mundial dos Pobres.

Publicado no dia 16/11/2017