Capela dedicada à beata Nhá Chica é construída em Inconfidentes - por Magson Gomes Batista

Igreja fica aberta todos os dias para a visita dos devotos

Os devotos da Beata Nhá Chica agora têm um lugar especial para visitas e orações em Inconfidentes. Foi construída no Bairro Romas, zona rural do município, uma capelinha dedicada à primeira mulher descendente de escravo a ser beatificada pela Igreja Católica no Brasil. A construção está localizada no quilômetro 230 do Caminho da Fé. O estilo da igrejinha é rústico e retrata as casas antigas de Minas Gerais. “Fizemos a construção aproveitando os materiais que já tínhamos como madeira, tijolo e telhas antigas”, explicou a proprietária do terreno onde a ermida foi levantada, Daniela de Roma.

A igreja foi edificada em mutirão e contou com a ajuda da família De Roma. “Contei com a ajuda de minha família a quem agradeço o trabalho e a dedicação”, disse Daniela.

A capela foi abençoada no último dia 20 de julho pelo pároco de Inconfidentes, padre Antônio Brentegani. O sacerdote considerou a iniciativa uma oportunidade para difundir a devoção à Beata. “Aqui os peregrinos vão rezar e conhecer melhor a vida e as virtudes desta mulher simples”, comentou o sacerdote. “Aqui será também um local de espiritualidade para os moradores do bairro”, concluiu Brentegani.

Além de receber os devotos, o local tem a finalidade de acolher os peregrinos do Caminho da Fé para os momentos de descanso e de reflexão. Um dos primeiros grupos de peregrinos a visitar o templo foram freiras da Congregação de São José de Chambéry, vindas de diversas regiões do Brasil com objetivo de fazer um retiro espiritual no percurso do caminho. “Quando chegamos, vimos uma capelinha. Entrei e fiquei muito emocionada ao ver a linda imagem da Nhá Chica. Vim para rezar o terço do Bom Pastor e pedir minha conversão, pois Nhá Chica conhece o coração do Bom Pastor”, disse irmã Vânia Ferreira de Melo, que mora em Dourados (MS) e trabalha como conselheira espiritual de jovens casais. “Senti a presença dela. Este lugar nos ajuda a ficar em silêncio e se entregar ainda mais no Caminho da Fé”, contou a religiosa sobre a experiência de visitar o pequeno templo.

A imagem da beata introduzida na capela foi confeccionada na cidade natal de Nhá Chica, São João Del Rei (MG), por uma empresa especializada em obras sacras. A escultura mede 1 metro de altura e reproduz a imagem oficial da santa que está no Santuário da Imaculada Conceição, em Baependi. A capela em honra à Beata Nhá Chica fica aberta todos os dias para a visita dos fiéis e dos peregrinos.

Com informações do jornalista Valmei Bueno

Publicado no dia 10/08/2017