ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Padres de PA participam de encontro da Pastoral Universitária - por Pe. Andrey Nicioli


A Pastoral Universitário do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu neste final de semana, 10 e 11, em Belo Horizonte, para um momento de reflexão, formação e partilha. Representando a Arquidiocese de Pouso Alegre estiveram os padres Alexandre Acácio Nogueira e Lucas Crispim, que assessoram a Pastoral Universitária na Arquidiocese. As reflexões e condução do encontro ficaram sob a responsabilidade do assessor nacional do setor Universidades da CNBB, padre Danilo dos Santos. 

Entre os temas refletidos estão: "A missão evangelizadora na eclesiologia de Francisco e sua aplicação na Pastoral Universitária" (padre Danilo dos Santos e Aurea Marins, professora da Puc-MG); "Cultura, Sociedade e Universidade" (Frei Oswaldo Rezende, assessor da Pastoral Universitária da Arquidiocese de BH); "A realidade do ensino superior no Espírito Santo e Minas Gerais" (Ismael Deyber Oliveira Silva, agente da Pastoral Universitária da Arquidiocese de BH); "Documento de Estudos 102 - O seguimento de Jesus Cristo e a Ação Evangelizadora no âmbito universitário" (Edmar Avelar de Sena, professor da Puc-MG e coordenador da Pastoral da Universidade).

Os participantes também puderam refletir e debater propostas de ação da Pastoral Universitária no regional Leste 2. 

A Pastoral Universitária tem como objetivo oferecer aos estudantes universitários apoio, orientação e formação humana e espiritual, que favoreçam o fortalecimento de sua fé e de sua adesão aos valores do Evangelho. Assim, esses valores podem iluminar e inspirar o caminho dos alunos na aprendizagem científica e cultural. Além disso, a Pastoral também objetiva inserir nos processos educativos a vivência da fraternidade que possibilita transcender os limites meramente humanos e a excelência acadêmica, com uma atitude de amor vivencial, uma atitude de serviço cristão. 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no dia 12/06/2017