Brasil sediará I Congresso Continental da Misericórdia - por Pe. Andrey Nicioli

O Brasil será o país-sede do I Congresso Continental da Misericórdia, a ter lugar em Aparecida, de 22 a 25 de junho, com o tema "Sua misericórdia se estende de geração em geração, sobre aqueles que o temem".

Organizado em parceria com o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização - dirigido pelo Arcebispo Rino Fisichella - o  objetivo do encontro é pensar a identidade da Igreja como Igreja de Misericórdia.

"No ano passado o Papa convocou o Ano da Misericórdia. Mas uma grande preocupação de toda a Igreja e também do Papa, é que o Ano da Misericórdia não encerrasse na Festa de Cristo Rei, quando se fecharam as Portas da Misericórdia. Fecharam-se as Portas simbólicas, mas não se fecham nunca portas da misericórdia. Por isto mesmo nós estamos empreendendo no Brasil, junto com o dicastério para a Nova Evangelização - presidido pelo Monsenhor Rino Fisichella - o Congresso continental da Misericórdia, que é o primeiro, o primeiro Congresso continental da Misericórdia", afirmou Izaías de souza, fundador da Comunidade Coração Novo.

O Congresso seguirá com uma programação diversificada com conferências, missas, testemunhos, oração do terço da misericórdia e produção cultural.

ACCOM terá quatro grandes conferências: ‘O Pai das misericórdias’, com padre Dante Alejandro Agüero, da Argentina, ‘Jesus, o Rosto da Misericórdia’, com padre Zezinho, SCJ, ‘Espírito Santo, a efusão da Misericórdia’, com padre Wagner Ferreira da Silva e ‘Maria, Mãe de Misericórdia’, com a Irmã Lina Boff.

“O ACCOM ganha um significado todo especial por acontecer em Aparecida (SP), no ano em que comemoramos os 300 anos da imagem partida de Nossa Senhora, que depois foi restaurada. Papa Francisco, em 2013, ao voltar de sua visita à Aparecida disse aos bispos da CNBB: Aparecida é uma chave de leitura da Igreja no Brasil. Por tudo isso, tem um sentido especial do Congresso ser realizado na Casa da Mãe”, disse padre João Carlos de Almeida, scj, mais conhecido como padre Joãozinho, assessor teológico do Congresso de Misericórdia das Américas.

O Accom terá também a presença do Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, do Cardeal Raymundo Damasceno Assis e do Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal orani João Tempesta.

Para participar é preciso se inscrever pelo site www.accom2017.org

Com informações da Rádio Vaticano e Portal a12.com