Paróquia São Francisco de Paula - Poço Fundo - por Pe. Andrey Nicioli

37557-000 - Poço Fundo - MG

(35) 3283-1159/ 9.9807-3420

psfpaula@mgol.com.br

A população católica de Poço Fundo teve como líder durante 36 anos o Monsenhor Afonso Afonso Ligório Rosa. Pároco de 1947 a 1983, ele deixou agradáveis recordações na cidade em que passou a maior parte de sua vida sacerdotal. Sempre sorridente, levava esperança aos lares e acolhia em sua casa todos aqueles que necessitavam de alimento para o corpo ou para a alma. A atuação do Monsenhor Afonso transcendeu suas atribuições na paróquia. Grandes obras da cidade receberam seu apoio, como na criação do Ginásio Estadual São Marcos, na construção do Lar Nossa Senhora das Graças e na reforma do estádio de futebol. O ex-pároco criou uma tipografia, fundou um jornal e até redigiu a letra do hino municipal.

Dois leigos também tiveram presença modelar nas últimas décadas. A professora Vanda Paulino da Costa, mesmo aposentada por problemas de saúde, ministrou catequese em sua casa até 2009. Já o congregado mariano Darcy Rosa destacou-se pela colaboração às atividades pastorais e pela prática constante da caridade.

Um ano especial para a paróquia foi 2002, quando Poço Fundo recebeu a visita das relíquias de São Vicente de Paulo e comemorou o jubileu de prata da ordenação do então pároco, padre Vanir Ramos Barbosa.

Publicado no dia 23/03/2017