Paróquia Santo Antônio - Piranguçu - por Pe. Andrey Nicioli

Praça João Pereira Pinto, 07

37511-000 - Piranguçu - MG

(35) 3643-1327

Dirigida por Missionários do Sagrado Coração de Jesus desde o início do século passado, a paróquia de Piranguçu recebeu diversos sacerdotes da congregação nas últimas décadas. A brevidade de alguns pastoreios não impediu que os fiéis reconhecessem a contribuição de cada padre na construção paroquial. Serve de exemplo a curta atuação do padre Laureano Marques da Cunha na cidade. Quando faleceu, em 1973, estava ele à frente da paróquia havia quatro anos. A notícia comoveu a população de Piranguçu, que, em mutirão, auxiliara o padre Laureano a erguer um posto de saúde. Seu sucessor, padre Francisco Mira, também conquistou a estima dos paroquianos ao longo dos 10 anos em que permaneceu no município (1973 a 1983).

O padre Agenor José Possa serviu à paróquia em dois momentos (1989 a 1994; 1998 a 2001), sempre com perseverança e dedicação desdmedidas. Apesar das longas distâncias entre algumas comunidades e das dificuldades para trafegar por estradas de terra, padre Agenor deu assitência, até 1994, a Piranguçu, duas capelas de Wenceslau Braz e uma de Itajubá. Os sacerdotes que o sucederam criaram as pastorais da criança, da Sobriedade e da Terceira idade, além de organizar as Santas Missões Populares e a formação de lideranças.

No dia 21 de abril de 2016 a Paróquia Santo Antônio de PIranguçu voltou a ser coordenada por padres da Arquidiocese de Pouso Alegre, com a posse canônica do padre Paulo Adolfo Simões.

Publicado no dia 23/03/2017